Você é uma empresa ou consultor que presta serviços para clientes de todos os tipos diariamente.
Eventualmente você vai ficar de frente com um tipo de cliente insuportável.
Se você acha que tem aceitar todos os trabalhos de todos os clientes, peço sua permissão para te avisar de que você está completamente errado.
Veja 8 razões pelo qual você DEVE demitir um cliente mala.
Eventualmente você vai ficar de frente com um tipo de cliente insuportável.
Se você acha que tem aceitar todos os trabalhos de todos os clientes, peço sua permissão para te avisar de que você está completamente errado.
Veja 8 razões pelo qual você DEVE demitir um cliente mala.
Eles insistem que você faça algo que é ilegal ou que não é ético
Ok, você precisa do trabalho certo? Por isso muitos clientes se veem no direito de pedir o que quiser e acham que a vontade soberana deles tem que ser cumprida a qualquer custo. Não se deixe enganar, mantenha sempre sua integridade e saiba trabalhar sempre de forma ética de acordo com o seu ambiente. Posteriormente você colherá bons frutos.Sempre te pagam atrasado
Precisa comentar? Se o cliente pega serviços com frequência e já se acostumou a atrasar, dê um adeus na próxima oportunidade e vá atrás de novos negócios, respeito é bom e você também gosta!Sempre focam na redução do seu preço
Cliente que vive falando “Ah, tá muito caro” “Nossa, vem com band-aid? Que facada hein”. Uma hora você acaba acreditando que o seu preço está sempre acima , mesmo que esteja abaixo. Então, olho aberto.Tentam te fazer trabalhar de graça
Como isso é horrível não? Você terminou um projeto, finalizou exatamente nas especificações do cliente e ele no final das contas dá um jeito de incluir um detalhe aqui outro lá e aí, você, com medo de não receber o pagamento merecido, faz o que é pedido. Fuja! Esse tipo de cliente, faz você trabalhar 2x mais sem receber por isso. Por isso é fundamental um bom contrato assinado por ambos.Organização com políticas e regras que impossibilitam o seu sucesso
Há de se considerar os diversos fatores de confidencialidade, segurança e canais de comunicação que trabalham de forma inconsistente e que vão levar seu trabalho ao fracasso sem muito esforço, portanto, abra o olho para os detalhes que estão nas entrelinhas dos contratos e corra deles quando necessário.Personalidades não compatíveis
Como é a sua personalidade? Você é uma pessoa amigável, fácil de lidar, que sabe o seu lugar? E o seu cliente? Como é a personalidade dele? Se for incompatível meu amigo, a probabilidade do seu trabalho virar um grande e gigantesco fracasso será potencializada. Possuir um bom relacionamento é fundamental para o sucesso do seu projeto, tudo flui melhor e, é claro, considere que você não é obrigado a aguentar todo mundo, você está fornecendo um serviço agora, você conquistou isso!Ele te diminuiu e/ou te insultou
Educação é principio básico para qualquer relacionamento funcionar, se não é possível encontrar isso no seu cliente, deixe ele encontrar alguém que seja compatível com ele. É muito diferente se dar ao respeito e ser sensível ao extremo. Tem um limite entre expressar um momento de raiva através de palavras e ser insultado. Corra o mais rápido que puder, esse tipo de cliente além de arruinar o seu trabalho com certeza vai acabar com o seu bom humor.Exige que você faça as coisas da forma errada
Você sabe como fazer o seu trabalho e saber aceitar opiniões é fundamental para o seu crescimento mas existem clientes que tem o prazer em te contratar pra fazer um trabalho que ele já sabe fazer mil vezes melhor que você no sonho dele.
Querem que você use programa X ao invés do Y, uma metodologia Z porque antigamente era assim que se fazia, e assim por diante. Como será feito, os detalhes técnicos cabe a você colocar impor porque você sabe o que está fazendo (sabe certo? rs), se preparou pra isso, tem um know-how que ele não tem e é por isso que ele está te contratando.
Como demitir o cliente?
Se você possui vários trabalhos em sequência, você pode simplesmente dar liberdade para que ele escolha outro profissional (ou empresa) em um determinado momento. Você pode também simplesmente aumentar o preço de uma forma exorbitante para que ele compreenda que o seu serviço é bom demais para ele, e acredite, isso pode acontecer ou, provavelmente a melhor saída, seja honesto com o seu cliente e explique a situação de forma clara, mantendo as emoções fora do jogo pois isso vai dar um ar mais profissional.
Nunca, jamais seja mal educado e nunca feche portas que você tem certeza que não vai querer abrir novamente ok?
Nunca, jamais seja mal educado e nunca feche portas que você tem certeza que não vai querer abrir novamente ok?
Boa sorte no seu próximo contrato ou em demitir o cliente!
Fonte: http://www.admit.com.br/administracao/8-razoes-para-voce-demitir-um-cliente
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