terça-feira, 11 de junho de 2013

Lei nº 12.741/2012 "De Olho no Imposto"

A partir do dia 10/06/2013 entrou em vigor a lei nº 12.741/2012 que foi criada a partir de um projeto de iniciativa popular que determina que notas e cupons fiscais emitidos no país tragam impresso o valor aproximado dos impostos (ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide) cobrados sobre o preço final dos produtos.

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) elaborou uma tabela com o valor médio aproximado dos impostos de cerca de 17 mil produtos e serviços comercializados no Brasil. A Focus Informática em parceria com IBPT implementou no software de automação FAUCOM o cálculo dos tributos de forma automática, com base nesta tabela de maneira rápida, prática e simples.

A campanha "De Olho no Imposto" feita pela Associação Comercial de São Paulo conseguiu recolher mais de 1,5 milhão de assinaturas para que os impostos cobrados nos produtos fossem discriminados nas notas fiscais. Os estabelecimentos que ainda não adaptaram seus sistemas para fazer o cálculo poderão, como alternativa, afixar em local visível os sete tributos embutidos no preço: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide.


 




      
Fonte: IBPT

(C)2013 Focus Informatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário